quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os Nutricionistas e a Publicidade

O crescente interesse da sociedade por temas relacionados com a alimentação e nutrição conduziu a uma maior procura e necessidade de divulgação de forma credível. É neste sentido que surge o papel do nutricionista como veículo de transmissão de informação.

Este profissional da área da saúde ambiciona reconhecimento e visibilidade frente à sociedade, onde exerce sobretudo um papel de educador.

Contudo, acaba por se observar uma utilização inapropriada da profissão para a divulgação comercial de um produto ou marca. Esta actuação do nutricionista desvia o foco da saúde e acaba por promover economicamente uma empresa, o que não é de todo correcto. O nutricionista pode e deve manifestar-se sobre características de alimentos e nutrientes mas idealmente sem referenciar o nome do produto ou marca. É óbvio que na prática isto é dificil de se conseguir já que estão envolvidas pressões de carácter económico, entre outras.

Como exemplo da utilização da imagem do nutricionista para publicitar produtos ou marcas citamos o site do McDonald's para consulta e um vídeo das Formas Luso.


Sem comentários: